Relacionamento Abusivo

Atualizado: 27 de mar. de 2019

Embasado na leitura dos textos motivadores e ao longo de sua formação, produza um texto dissertativo-argumentativo, que contenha de 20 a 30 linhas, além de respeitar a norma culta da Língua Portuguesa sobre o tema: Relacionamentos Abusivos.


Professora Fernanda Redação: TEXTO 1


A vítima de violência doméstica nem sempre percebe que está em um relacionamento abusivo, pois geralmente o companheiro, ou outro membro da família começa com uma ofensa, que tende a ficar mais acalorada, partindo para um puxão de cabelo, proibindo a mulher de sair e assim, a deixando como prisioneira de alguém que deveria amá-la. Foi dessa forma que uma autônoma de 24 anos definiu seu relacionamento com o companheiro, com quem conviveu por cinco anos. Nem mesmo uma medida protetiva impediu-o de ser aproximar da vítima. Somente depois da prisão do agressor, pela Guarda Civil, ela afirmou que finalmente voltou a sentir-se livre novamente.


A autônoma disse que perdeu as contas de quantas vezes foi agredida. A primeira vez, aconteceu quando ainda tinham seis meses de namoro. “Na época não foi tão grave, tivemos ‘apenas uma discussão’ mais grave, mas com o tempo foi ficando cada vez pior. Ele me ameaçou de morte e me bateu”, afirmou a vítima.


Segundo ela, com o passar do tempo ele foi ficando cada vez mais agressivo e ciumento, o que deixou ela com medo de sair de casa. “Geralmente sempre fico em casa e só saio para levar meu filho à escola. Basta demorar um pouco a mais para ter motivo para mais uma discussão em casa”, desabafou.



TEXTO 2


Embora as mulheres representem uma pequena parcela do total de homicídios que ocorreram no Brasil no ano passado (4.539 de 55.900 no país todo), isso não quer dizer que elas estejam menos expostAs à violência: 193 mil mulheres registraram queixa por violência doméstica no ano passado, a maior parte do total de 221 mil casos. É uma média de 530 mulheres que acionam a Lei Maria da Penha por dia, ou seja, 22 por hora. Neste caso, houve queda de 1% em relação a 2016.

O Brasil precisa se envergonhar perante outras nações de ostentar taxas homicídios tão altas, mas a gente não pode deixar de lado a violência de gênero. A violência contra a mulher tem que ser questão central para se debater inclusive o desenvolvimento. Com esse número aqui não dá para a gente almejar ser um país desenvolvido de fato, é muito alto”, avalia a socióloga Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.




#RedaçãoCuritiba #relacionamentoabusivo #enem2019 #propostaderedação

- Seu texto deve ser escrito na modalidade formal da língua portuguesa.

- Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa.

- Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração.

- A redação pode ser digitada  ou manuscrita e ter, no mínimo, 20 linhas o no máximo 30, ou 800 caracteres e, no máximo, 3.000 caracteres.

- De preferência, dê um título à sua redação.

- A redação também pode ser enviada para o e-mail: mandandobem.curitiba@gmail.com...

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

curso de redação online, aula de redação, aprender a fazer redação, curso de redação, estudar redação onlinecurso de redação curitiba, redação ufpr, curso de redação para enem vestibular concursos e empresarial curitiba pr, curso de portugues em curitiba, aula particular de redação preço, curso de redação em curitiba, curso redacao concurso, curso de produção de texto em curitiba, curso de gramática e redação

redação curitiba; curso de redação curitiba; aulas de redação curitiba; Redação; oficina de redação curitiba; aulas particulares de redação curitiba; curso redação curitiba; professor de redação curitiba; aula particular de redação curitiba; curso de redação ufpr
curso de redação vestibular curitiba; curso de redação para enem; redação vestibular; redação para concursos; concurso da polícia curitiba #redaçãocuritiba ; #redaçãovestibular #redaçãoENEM #redaçãoparaconcursos; Fernanda Tenfen; mandandobem redação;

recurso de redação UFPR PMPR PRF  PCPR Curitiba.

concursos em Curitiba, redação para concurso em curitiba, concurseiros, concursos 2019, cursinho para concursos curitiba, concursos, redação para quem vai prestar concursos, redação para concursos,